Os 3 Passos Para Se Livrar Dos Pensamentos Repetitivos

Os 3 Passos Para Se Livrar Dos Pensamentos Repetitivos

^624998F4AA6473EB60C86D5D5F86A0639A73FB39D488E86A4D^pimgpsh_fullsize_distr

Que atire a primeira pedra quem aqui nunca teve pensamentos repetitivos recheados pela culpa de “ai, se eu tivesse feito diferente…”!

Eu sei… é comum isso. Mas não é porque é comum que é o certo! Concorda? Por mais normal e comum que isto é, não diminui o malefício que causa na nossa mente e na nossa vida.

Os pensamentos repetitivos são bem mal-educados. Eles arrombam a porta de entrada da nossa mente e ficam entrando e saindo sem pedir licença… E o pior! Eles chamam os amigos sem o menor pudor. Sempre (sempre!) que um pensamento entra em nossa mente ele vem carregado de sentimentos, que variam entre tristeza, culpa, medo (bendito medo!), angústia, etc.

Essa é a parte ruim da história.

A parte boa (excelente, aliás) é que existe uma saída, porque os pensamentos repetitivos são, na maioria esmagadora das vezes, resultado da má incompreensão de certa situação.  

Vou explicar… Quando vivemos certa situação, a absorvemos com os recursos que temos naquele instante (mentais, emocionais e físicos) e com todos os arquivos guardados em nosso inconsciente – que é como uma caixinha compartilhada dentro da nossa cabeça que gerencia todos os acontecimentos da nossa vida.

Por vezes, o que temos arquivado em nosso inconsciente não é tão fidedigno da realidade, já que está imbuído a maneira que você percebeu certa situação – com os julgamentos característicos que temos.

Toda vez que pensamos sobre algo que aconteceu, o que estamos trazendo para o presente são as emoções e imagens que lincamos com o fato ocorrido.

O presente é desenhado por pensamentos e sentimentos, e são eles que se materializam na nossa vida, ou seja: o que sentimos se torna realidade.

Pensamentos + sentimentos criam a realidade e, uma vez que eles são constantemente reforçados, (pelos pensamentos repetitivos) ainda recebem ajuda da lei da atração que potencializa e agiliza esta concretude.

A repetição de pensamentos abrange duas instâncias da mente humana (clique nelas para saber mais sobre cada uma)

Mente Consciente
Mente Inconsciente

A mente inconsciente guarda os fatos através dos sentimentos que foram eliciados, e toda vez que a mente consciente pensa em algo, automaticamente a mente inconsciente receberá isto como uma ordem, e trará os sentimentos que foram armazenados, para uma possível reciclagem [particularmente, acho incrível essa orquestra mental].

Enquanto a mente consciente não realizar a sua tarefa, será bombardeada pela mente inconsciente. Esta é a causa dos pensamentos repetitivos.

Acompanhe as imagens:

O processo mental

Como a nossa mente funciona

m1

 

 

 

A) Ocorre uma situação -> a mente consciente registra e envia a informação para a mente inconsciente.

 

 

 

m2

 

 

 

B) A mente inconsciente rapidamente busca em seus compartimentos situações que geraram sentimentos semelhantes e devolve a informação com a carga energética originária duplicado (a nova situação + arquivos passados) para a mente consciente.

 

 

 

m3

 

 

 

C) A mente consciente ao receber a informação pode se atordoar se negar lidar com a situação. Essa é a origem dos pensamentos repetitivos. eles voltarão e ficarão martelando até que o consciente decida o que fazer. Se isso não for feito, o stress se instaurará.

 

 

 

Reviver o passado é estacionar a vida naquele ponto, é blindar a mente de tal forma que o novo fica impossibilitado de adentrar.

 

A mente consciente tem que aprender a gerenciar a mente inconsciente, e não ficar à mercê dela. Enfatizo que as duas mentes, consciente e inconsciente, devem trabalhar juntas, cada uma em seu departamento. A mente consciente deve tomar as decisões em relação ao fato que se apresenta. Quando isso não ocorre, buum… pensamentos repetitivos ativados!

O consciente dá a ordem correta, e o inconsciente mostra o que já sabe sobre o assunto

O que ocorre, na maioria das vezes, é que nos deixamos levar pelo piloto automático do já conhecido ao invés de adentrarmos o vasto mundo das infinitas possibilidades que o universo dispõe. Fazer a pergunta certa, faz toda a diferença!

Isso claro, vamos aos 3 passos para se livrar dos pensamentos repetitivos e resgatar a saúde e a comunicação entre a sua mente consciente e a sua mente inconsciente.

1Seja grato! – Receba com gratidão as informações que o inconsciente lhe envia, afinal, ele é um grande revelador de quem você é e sinaliza como você enxerga a vida e as situações >> Ao fazer isso você exerce também a aceitação, que é F-U-N-D-A-M-E-N-T-A-L para qualquer avanço no seu desenvolvimento pessoal. A gratidão + aceitação é a fórmula imbatível para desfocar do problema. Esta valiosa informação nos coloca diretamente no passo 2. 

2“Para que eu vivi isto?” – Faça essa pergunta mágica em voz alta – como um diálogo de você com você mesmo. O ‘para que’ nos direciona ao sentido maior dos fatos e vivências. E porque isso é mágico? Porque essa resposta abre a nossa mente para o aprendizado, te tira da névoa das emoções e traz lucidez – o que é imprescindível para a transformação e eliminação dos pensamentos repetitivos. 

3“Como eu saio disso?” – Mais uma pergunta mágica que abre a nossa mente para as possibilidades. O ideal aqui é papel e caneta! Escreva todas as possibilidades no papel, de forma extremamente racional. Isso mapeará as soluções plausíveis e possibilitará você a desenvolver uma estratégia de ação. Assim, sua mente dará o assunto pendente como encerrado, ou seja, a angústia da repetição é substituída pela serenidade da confiança

 

Abstenha-se de fazer a pergunta do “porque”. Esta bendita palavrinha te lançará ao passado e nas lamentações e infortúnios que estão lá atrás, ou seja, não traz nenhuma solução eficaz, só te mergulha no arrependimento, além de estimular o seu inconsciente para lhe enviar mais mensagens semelhantes, o que na maioria das vezes atordoa mais.

Posicione sua mente no presente, use o seu poder mental para abrir novos caminhos, não desperdice energia mental remoendo o passado, mas use o passado para fazer um presente diferente.

Esta é a grande tarefa de sua mente consciente: manter-se no presente com o olhar para um futuro imediato e possível.

A melhor discussão acontece aqui embaixo. Deixe o seu comentário e vamos desbravar juntos essa mente poderosa que existe dentro de você!

Comentário ( 1 )

Responder